Sabe o que é a tecnologia 802.3af (Power-over-Ethernet)?


Depois de estar ontem presente num evento da Cisco, lembrei-me que ainda não tínhamos falado aqui no pplware  sobre a tecnologia 802.3af, mais conhecida por Power-over-Ethernet ou PoE, aprovada no ano de 2003.
Em traços gerais, o Power-over-Ethernet permite transmitir energia eléctrica através do mesmo cabo de dados (ex. Cabo UTP). Vamos conhecer um pouco mais desta tecnologia fantástica.
POE
Como todos sabemos, os equipamento activos (ex. switch, router, ponto de acesso sem fios, telefones IP, câmaras de vídeo IP, etc) necessitam de energia para funcionarem. No processo de instalação por exemplo de pontos de acesso sem fios, em que estes estão normalmente distribuídos por zonas de um edifício, casas, etc, temos de levar até eles energia e também o cabo de dados para ligação normalmente com o bastidor.
Porque não levar tudo no mesmo cabo?
O 802.3af especifica como levar a energia eléctrica a um equipamento, através de um cabo de rede vulgar. No exemplo referido anteriormente, normalmente a energia é injectada no cabo de dados através de um equipamento que suporta nativamente PoE (ex. switch), ou através de um power injector.
dt-poe-01 Power Injector
Segundo a norma 802.3af, o equipamento que injecta a electricidade no cabo tem de fornecer uma corrente directa de 48V.
No caso da utilização de cablagem Ethernet, onde normalmente se usam cabos vulgares de rede como UTP/Cat5 ou UTP/Cat6 e que são constituídos por quatro pares torcidos de cobre, apenas se usam na rede de dados dois pares (1-3 e 2-6). Assim os pares (4-5 e 7-8) são aproveitados para a transmissão de energia eléctrica, através de uma  uma corrente contínua com uma tensão de 48V, numa distância máxima permitida de 100m. No caso de comutadores que injectam directamente corrente de forma nativa, há também um aproveitamento dos pares 1-2 e 3-6, no entanto é possível diferenciar o sinal eléctrico do de dados uma vez que operam em frequências diferentes. Isto faz que seja possível por exemplo PoE em Gigabit Ethernet.
poe
Algumas vantagens do PoE
  • Levar energia a equipamentos em zonas de difícil acesso
  • Fácil instalação e manutenção
  • Poupança nos custos de instalação (não é necessário passar cablagem para a rede eléctrica)
Actualmente, através da nova norma designada de PoE+ (802.3at), o limite de potência sobe os 30 Watts, enquanto o PoE (802.3af) tem um limite nos 15.4 Watts.
Esta tecnologia é sem dúvida uma mais valia nas redes de dados pois permite fazer um 2 em 1 (dados + corrente eléctrica). Actualmente, além da sua ampla utilização nos pontos de acesso em fios, é também um trunfo no VoIP.

publicado em ppware.sapo.pt

Mensagens populares deste blogue

Estruturas de dados não lineares (Parte I)

Pausa mercida

Contra-tempos de Inverno