wireless network II

Como vimos no post anterior de wireless network, existem dois tipos de redes sem fios: as estruturadas e as não estruturadas, rede AdHoc.





Na rede AdHoc temos, unicamente, os portateis(ST) que paratilham um identificador da rede (IBSS); o qual permite as ST se ligarem umas as outras.






Para conseguir comunicar as ST tem que ter um protocolo de encaminhamento, routing, instalado e a correr.

Alguns desses protocolos são:
      AODV  (Ad hoc On-Demand Distance Vector )
              Este protocolo actua de uma forma reativa, só envia "Hello Messager", por Broadcast, quando a dados a transmitido para a  ST "X", quando o "X" recebe o pacote com os dados, vem tambem no pacote o caminho de regreso, enviado a resposta de forma Unicast.
             As mensagens  "Hello Messager" fazem parte do Router Request packet, que só difundidas no seu alcance de radio , com um Time To Live = 1 salto.

      DSDV

      DSR (Dynamic Source Routing)
             Este protocolo actua de uma forma reativa, só envia "Hello packet", por Broadcast, quando a dados a transmitir.
             As ST guardam um cache, fazendo com que a Resposta seja feita num, primeiro salto Unicast, os restantes podem já não ser.

      OLSR



Mensagens populares deste blogue

Estruturas de dados não lineares (Parte I)

One simply view.

The Beauty of help