Pausa mercida

Respeitar a pausa entre treinos  é tão importante quanto fazer exercícios corretamente toda semana.
Para que o treino possa ser realmente eficaz, o corpo precisa de tempo de descanso, já que é nessa hora que os músculos se recuperam do desgaste sofrido com o exercício.
“Durante um treinamento não estamos ganhando ou melhorando nada. Pelo contrário, estamos gerando uma piora momentânea de nosso estado físico geral. É durante o repouso que o organismo promove adaptações para ser capaz de suportar melhor e com mais eficiência as sobrecargas que lhe foram aplicadas, ficando mais condicionado do que anteriormente”, avalia Fernando Torres, médico desportivo.
“Se não der tempo para o corpo se recuperar, o trabalho não trará resultado”, completa o professor de educação física e diretor clínico da Pelé Club, Thales Martins.
Equilíbrio é fundamental
O descanso exagerado também pode prejudicar o corpo, provocando um “choque” toda vez que a pessoa voltar a se exercitar. 
O resultado é o não ganho de massa muscular nem melhorias respiratorias.
Por isso, é recomendado o equilíbrio e respeito ao seu próprio corpo e, quando existe, ter em conta às orientações dos profissionais especializados, que poderão indicar qual o tempo apropriado de pausa entre os treinos. 
Período ideal é variavel de indivíduo para individo.
Em geral, esse tempo está definido entre 24, 48 ou 72 horas, dependendo do treinamento.
 “Os intervalos variam conforme o tipo de atividade (aeróbia ou anaeróbia), a intensidade e a duração, sendo que indivíduos diferentes podem reagir também de modo diferente a uma mesma carga de exercícios”, avalia Torres.

Bom descanso

Mensagens populares deste blogue

Estruturas de dados não lineares (Parte I)

Contra-tempos de Inverno