A necessidade de transição da versão 4 do Protocolo Internet (IPv4) para a versão 6 (IPv6) levou à realização de um dia mundial de testes desta nova versão. E esse dia é hojeO objectivo do Dia do IPv6 é testar a preparação dos sites para a nova versão do Protocolo Internet, uma vez que os endereços Internet com base no IPv4 estão esgotados.
As actividades deste dia foram desenvolvidas pela Internet Society (ISOC), uma organização sem fins lucrativos destinada a promover a utilização da Internet, e entre os eventos associados ao mesmo está a realização de testes aos sites de empresas e de instituições públicas para aferir da sua compatibilidade com o IPv6.
Em Portugal entre as empresas que realizaram estes testes está o Grupo PT, a Optimus e a Zon. No que respeita aos organismos públicos, a Fundação para a Computação Científica Nacional também garante essa compatibilidade no que respeita à Rede Ciência, Tecnologia e Sociedade (RCTS).
A nível europeu, a Comissão Europeia anunciou que o site Europa já está acessível para quem use o IPv6, mantendo-se a versão para o IPv4.
Sobre a necessidade de transição para o IPv6, a vice-presidente da Comissão Europeia e responsável pela Agenda Digital, Neelie Kroes, fez um apelo a todos os intervenientes nesta área. «Exorto os governos, os fornecedores de conteúdos e serviços Internet e as empresas com actividade na Internet a mudarem para o IPv6 assim que possível, caso contrário defrontar-nos-emos com uma situação inaceitável na Europa: uma enorme distorção do mercado, uma Internet mais lenta e um impacto negativo na inovação», afirmou.
A Comissão adiantou ainda que já investiu cerca de 100 milhões de euros em actividades de investigação e de sensibilização para o IPv6.

 Fonte: Jornal sol ,edição de dia 8 de Junho de 2011,

Mensagens populares deste blogue

Ectomorfos!?carateristicas, alimentação.

Uma explicação facil e superficial de uma rede informática.

Conhecendo-nos melhor